A Nossa Missão

O MedApprentice é um projeto criado por Médicos e Estudantes de Medicina com o intuito de te ajudar a crescer enquanto clínico e, no caminho, usar essa determinação para ter a melhor nota possível na PNA!
Drag to resize

Em comunidade

Queremos fomentar a partilha de conteúdos em rede, de forma social, partilhando histórias, experiências, conhecimento. Estudar sozinho leva a resultados médios, estudar em comunidade é um processo  mais gratificante  e com melhores resultados.

A PNA não tem de ser um sacrifício

Queremos ajudar-te a estudar de forma inteligente, para que consigas reduzir o esforço e aumentar a eficácia do estudo para a PNA, conservando a tua saúde mental para que este possa ser um ano de crescimento.

Foco no estudo activo

Mais do que decorar livros e slides, a PNA e a vida médica exigem raciocínio clínico. Queremos ajudar-te a pensar como um excelente Médico.

Foco no que é clinicamente relevante

Os nossos conteúdos têm objetivos educacionais  selecionados, não fazemos perguntas de simples teste de factos pontuais ou guidelines.

Somos uma organização sem fins lucrativos unida numa missão - Educação Médica.

A nossa missão é apoiar a aprendizagem médica em Portugal de forma a permitir melhorar os cuidados de saúde no nosso país.

Porque somos uma associação sem fins lucrativos?

Os conhecimentos que partilhamos destinam-se a melhorar os cuidados de saúde em Portugal. Acreditamos que isto não deve ser uma atividade voltada para o lucro.

Não procurar o lucro dá-nos mais liberdade para exprimir as nossas ideias. Muitas empresas já descobriram que fomentar a ansiedade, o fear of missing out e recursos demasiado exaustivos, leva os alunos a pagarem mais pelos seus produtos. Um caminho desnecessariamente duro leva a piores resultados.

Não pretendemos ser uma fonte exclusiva e exaustiva de preparação para a prova. Queremos ajudar-te a aprender e a escolher de forma personalizada e inteligente os recursos que melhor se adequam a ti.

A nossa estrutura associativa:

A nossa associação é constituída pela Assembleia Geral (e nela, a mesa e todos os associados membros da equipa), pela Direção e pelo Conselho Fiscal.
Direção:
Pedro Teixeira - Presidente; Filipa Fonseca Dias - Vice-Presidente; David Meireles - Vogal; David Campos - Vogal; Rita Sequeira - Vogal.
Mesa da Assembleia:
João Nuno Soares - Presidente; Maria Cristina Fialho - Secretário; Karyna Chornenka - Secretário.
Conselho Fiscal:
Daniel Henriques - Presidente; Pedro Pires - Vogal; David Alves - Vogal.

Os órgãos sociais são eleitos anualmente pelos associados.
CONHECE MELHOR A EQUIPA CLICANDO AQUI

Como funcionamos:

Apesar de existirem órgãos sociais, somos uma equipa horizontal, descomplicada, e sem hierarquias rígidas. Funcionamos de forma transparente, com um único objectivo - ajudar estudantes e médicos a aprender melhor.

Vários membros da equipa juntaram-se porque partilham a nossa filosofia e usaram os nossos recursos e conselhos com bons resultados.

Para continuar o nosso trabalho, precisamos de novos membros, como, por exemplo, TU!

Como te podes juntar à nossa equipa?

Existe um processo de recrutamento a decorrer até dia 31 de janeiro de 2024.
Candidaturas fora deste calendário poderão ser consideradas caso a caso.

Assim que o terminares serás sócio e membro pleno da nossa casa. Mal podemos esperar para te conhecer!

UM GRANDE PROJETO COMEÇA COM UMA GRANDE IDEIA

Os Nossos Fundadores

Em 2019 obtive a segunda melhor nota a nível nacional (135 pontos em 150). Considero que consegui esta nota devido a uma perspetiva diferente que obtive a estudar para os USMLEs.
Enquanto estava no 5º ano realizei o USMLE Step 1, que é um dos exames dos EUA. Devido às semelhanças entre a PNA e o Step 2 CK realizei estes dois exames ao mesmo tempo (fiz o Step 2 CK uma semana depois da PNA e estudei para os dois exames em simultâneo). Obtive bons resultados nestas provas (257 no Step 1 e 273 no Step 2 CK) – mas mais importante do que os resultados foi a oportunidade que tive de contactar com uma realidade completamente diferente de estudar e resolver exames medicina.

João Nuno Soares

Eu pertenço ao número crescente de médicos que tenta melhorar a sua carreira concorrendo uma segunda vez ao internato da especialidade. Experimentei em primeira mão o desafio de conciliar o trabalho como neurorradiologista com a preparação para o exame, mas também a oportunidade de abordar este tipo de prova do ponto de vista de alguém com alguma vivência clínica.
Fiz o exame Harrison em 2001 e apesar de ter obtido o mesmo resultado da PNA em 2019 (ambos com 4º lugar nacional), a minha estratégia de estudo para a nova prova foi totalmente diferente, e todo o processo muito mais interessante, eficiente e compensador.

Gil Cunha

Os nossos apoios

Alguns Casos Clínicos e Informações foram usados ou adaptados das seguintes plataformas
Criado com