A "nova"
PROVA NACIONAL
DE ACESSO

O modelo da Prova Nacional de Acesso não é novo. Sabes como são criadas as perguntas que saem no exame?

150

vinhetas clínicas

96

segundos por pergunta

5

alíneas por pergunta

1

resposta "mais correta"
Drag to resize

O que é a Prova Nacional de Acesso

Eu fiz o USMLE Step 2 CK na mesma altura que a PNA e estudei pelos mesmos recursos para os dois exames.

Quero partilhar contigo a realidade com que contactei a estudar para os USMLEs que me permitiu ter 273 no Step 2CK e 2ª posição nacional na PNA.

João Nuno Soares, Co-Fundador do MedApprentice
Em 2019, Portugal alterou o exame oficial final para um novo modelo chamado Prova Nacional de Acesso (PNA). A PNA é a chave que permite a um estudante de medicina aceder à especialidade.

Ela permite seriar os alunos para ordenar a escolha da especialidade. Assim, determina se um médico pode seguir uma especialidade ou não (e fica indiferenciado) e que especialidade pode seguir.

Este modelo é novo em Portugal, mas um componente importante foi baseado nos USMLEs que são os exames dos EUA. Os examinadores foram aos EUA fazer um curso com o NBME, empresa que suporta os USMLEs, e compraram também algumas perguntas para usar na PNA.

Neste momento, a PNA é o único critério para aceder à especialidade desejada. Com o número cada vez crescente de candidatos para um número limitado de vagas, a competitividade por tirar as melhores notas neste exame tem crescido muito nos últimos anos.

A nossa missão no MedApprentice inclui ajudar os candidatos a este exame partilhando as estratégias e os recursos de estudo mais proveitosos numa experiência imparcial e útil.

Técnicas de Exame
Como pensa um Examinador quando escreve as Perguntas?

O NBME recomenda (e a PNA rege-se da mesma forma) que o melhor tipo de perguntas é o modelo single best answer. Isto significa que cada pergunta questiona qual, das opções listadas, a mais correta.

A pergunta contém uma vinheta clínica. Isto tem a vantagem de em primeiro lugar fazer a pergunta mais “autêntica” (pretende-se formar médicos que consigam encontrar soluções para problemas clínicos), em segundo lugar filtrar perguntas que sejam mais relevantes em cenários clínicos (em vez de trívia) e em terceiro lugar, permite identificar os alunos que conseguem aplicar o conhecimento teórico (em vez daquelas que memorizam).

O NBME tem um livro – "Gold Book: constructing written test questions for the basic and clinical sciences" – que explica que uma pergunta bem construída deve seguir várias regras.
  • Cada pergunta deve avaliar um conceito importante ou objetivo educacional
  • Cada pergunta deve avaliar a aplicação de conhecimento e não a memorização de um facto isolado
  • O nível de detalhe e dados atípicos depende do nível do aluno – nós estamos a fazer um exame de acesso à especialidade e não de fim de especialidade, por isso as apresentações vão ser geralmente típicas. Quando não o são, geralmente o examinador tem um objetivo educacional com aquela apresentação menos típica (ex. Doença cardíaca que parece GERD)
  • A pergunta final (lead-in) deve ser fechada, clara e focada
  • O aluno deve conseguir responder à questão sem ler as opções
  • • A pergunta não deve ter erros que adicionam dificuldade irrelevante ou que beneficiam alunos mais espertos

Áreas de Avaliação

Medicina Interna

Cirurgia

Pediatria

Ginecologia e Obstetrícia

Psiquiatria

TEMAS A

Success rate

TEMAS B

Years of experience

TEMAS C

Students
Criado com