João Nuno Soares

5 Segredos para Melhorar a Tua Nota

Estudar para a PNA é um trabalho duro. No entanto, trabalho duro per se é um mau indicador se vais ter boa nota. Queres saber como aumentar a eficácia e frutos desse trabalho? Estas são 5 princípios orientadores que podes adaptar a ti e ao teu estudo.

5 Princípios Orientadores

Ter Foco

Ter foco significa dividir os temas em pequenas partes digeríveis e enfrentar cada dia da preparação com o objetivo de dominar cada uma. Para poder fazer isso é preciso ter uma estratégia de estudo. A minha estratégia é composta por 3 fases: compreender, reter e aplicar. Se quiseres mais informação sobre o que consiste cada uma delas consulta este guia. Não te esqueças do inesperado e faz um plano flexível que possa ser adaptado em função das dificuldades.

Atribuir Prioridade

Muitas pessoas procuram saber tudo sobre todos os temas. Talvez a personalidade de estudante de medicina seja propícia a isso. No entanto, o tempo que temos disponível é limitado e, ao fazerem-no, essas pessoas vão concentrar-se em pormenores (síndromes raros, tratamentos avançados) que têm pouca probabilidade de sair – e vão perder a matéria que realmente importa e que sai na maioria das questões. Na PNA, existe um princípio de 20/80 na PNA – 80% das perguntas são sobre 20% da matéria. Em que é que os temas mais importantes incidem? Para responder a essa questão temos de nos colocar na mente do examinador: o objetivo educacional do exame é formar médicos que possam praticar em ambiente supervisionado. Por isso, problemas que são frequentes (ex. dislipidemias, ITUs, …) ou potencialmente catastróficos (ex. trauma, dor torácica, …) são hot topics para a PNA.

Estudo ativo é muito que estudo passivo

Estratégias de estudo ativas incluem fazer resumos pessoais, verbalizar os conteúdos aprendidos para um colega, sublinhar com um código de cores para estratificar o conhecimento, fazer diagramas e tabelas e testar o conhecimento com exercícios. Tu deves saber quais as maneiras de estudo que funcionam melhor contigo, tenta usá-las. Tenta usar várias formas de estudo para colmatar as falhas de cada uma individualmente.Normal text.

Ter Técnicas de Exame

Para este exame não basta saber a matéria – é necessário saber aplicá-la. Muitos alunos leem a matéria muitas vezes, na esperança que se souberem mais – Isso vai conduzir a uma nota melhor. Não me entendas mal – para este exame é preciso saber bastante. No entanto, saber o que está nos livros é só metade do caminho. Para a maioria dos alunos, a maioria dos erros cometidos no exame não são por falta de conhecimento – mas sim por erros de leitura, interpretação e erros de fixação. Muitos alunos não constroem uma estratégia eficaz de ler cada vinheta. Muito alunos não treinam a gestão de tempo. Por isso, um dos módulos do nosso guia é sobre técnicas de exame.

Estudar em Grupo

Estudar com alguém que te estimule é muito positivo para a PNA. Permite-te verbalizar os conteúdos aprendidos e alargar a tua perspetiva individual com a discussão dos temas da prova.

Objetivo Educacional

Coisas que não podes esquecer:

  • Ter foco e uma estratégia de estudo, dar prioridade a certos tópicos (regra 80/20), estudar de forma ativa, treinar técnicas de exame e estudar com amigos estimulantes são estratégias de estudo que podes adaptar a ti e ao teu estudo de forma a melhorar a tua nota na PNA.
  • Se gostavas de saber como em concreto aplicar estes princípios no teu estudo, lê o nosso Guia de Preparação.
Criado com