Curso de Anemias

Desvenda os mistérios das anemias e ganha confiança a fazer diagnósticos e administrar o melhor tratamento!
Explore a complexidade por trás desse quadro clínico e adquira a confiança necessária não apenas para identificar e diagnosticar as diferentes formas de anemia, mas também para aplicar o tratamento mais eficaz e adequado a cada situação clínica específica.
Curso de Anemias
Objetivo Geral
Adquirir competências básicas para o diagnóstico e classificação de uma anemia
Objetivos Específicos
- Compreender os fundamentos da fisiopatologia de uma anemia;
- Analisar de modo sistematizado os principais tipos de anemias;
- Aprender a diferenciar e a diagnosticar os diferentes tipos de anemias.
Avaliação e Certificação
No final do curso, será disponibilizado um formulário de avaliação com 25 perguntas, de caráter facultativo.
Este ficará disponível dia 23 de setembro e terá uma duração prevista de 30 minutos.
No final do curso, será emitido um certificado, que requer a presença em todas as aulas do curso. Apesar de não ser obrigatório realizar avaliação, a menção a esta será realizada no certificado.
Será disponibilizado material de apoio às aulas aos formandos e o curso estará disponível na plataforma até dia 9 de dezembro de 2024.
Após esta data, este deixará de estar disponível.
Não serão feitos reembolsos se o curso não tiver sido concluído pelo formando no período acima mencionado.
Os nossos formadores
Sessões e horários

Ajuda-nos a crescer!

João Nuno Soares
PNA 2019
Gil Cunha
IFE de Cardiologia no CHUC
PNA 2019
Experimentei em primeira mão o desafio de conciliar o trabalho como neurorradiologista com a preparação para o exame, mas também a oportunidade de abordar este tipo de prova do ponto de vista de alguém com alguma vivência clínica.
Fiz o exame Harrison em 2001 e apesar de ter obtido o mesmo resultado da PNA em 2019 (ambos com 4º lugar nacional), a minha estratégia de estudo para a nova prova foi totalmente diferente, e todo o processo muito mais interessante, eficiente e compensador.
Convido-te a conhecer as nossas ideias através do site e espero poder ajudar a tornar memoráveis, pela positiva, estes meses decisivos da tua vida.
Maria João Brito
PNA 2019
Em Julho de 2018, depois de um longo período de desmotivação e desespero ao utilizar o método de preparação “tradicional”, decidi desistir do famoso Harrison. Depois de alguns meses de exploração, acabei por dar uma oportunidade a esta nova PNA – desta vez sem cometer os erros que no ano anterior me tinham levado ao burnout.
Decidi estudar de uma forma completamente diferente: mais independente, mais descontraída, assente na resolução de casos clínicos e utilizando principalmente recursos internacionais.
Não obtive um resultado tão brilhante quanto o do João Nuno ou o do Gil, é certo - fiquei na 311.ª posição a nível nacional (115/150) – mas creio que a minha história prova que é possível dar a volta por cima e ser feliz enquanto se estuda… mesmo que comecemos com o pé esquerdo.
Francisco Pinheiro
PNA 2022
Daniel Cazeiro
PNA 2020
Acabei por me juntar à equipa do MedApprentice pelo meu interesse em aprender mais, ensinar e ajudar todos os colegas que se estão a preparar para este exame e para a prática clínica.
Martim Urbano
PNA 2020
Acho que o segredo para esta prova é entenderem de que forma é que gostam de estudar, e apostar na vossa estratégia. Para mim foi dar uma volta forte na matéria, uma revisão, e, a partir daí, casos, casos, casos. Porquê? Porque é o mais divertido. Epá, sem dúvida. É o que consigo passar mais tempo a fazer sem me aborrecer e me distrair.
Os casos têm também a grande vantagem de, dentro da enorme vastidão de matéria, incidir sobre as partes mais "perguntáveis" e alertar para as "rasteiras" mais comuns. Penso que é muito mais fácil interiorizar conceitos olhando para eles de forma prática.
Acho que outra forma fixe de estudar é juntar um grupo de 3 ou 4 amigos para discutir casos. Quando somos obrigados a debater e confrontados com outras opiniões, questionamos aquilo que achávamos 100% certo, entendemos onde estão as falhas no nosso raciocínio e valorizamos informação que nos parecia menos importante.
E lembra-te, como dizia a professora do básico "as dúvidas dos teus amigos podem ser as tuas!!". Nunca foi tão verdade! A filosofia do Meddaprentice fez muito sentido para mim, apostar na resolução e discussão de casos clínicos, não perder horas infindáveis a decorar matéria pouco útil e não abdicar de atividades prazerosas de desporto e lazer.
André Pita
PNA 2020
Descobri a MedApprentice numa fase tardia do meu estudo, em que foi-me difícil mudar de hábitos, ainda para mais quando estávamos a entrar em pleno confinamento. O tempo em casa não foi fácil, mudou muito a minha rotina, mas ao ler o Guia escrito pela equipa e ao ouvir os podcasts percebi que tinha pensado mal na forma de estudar para esta prova. Passei a fazer perguntas e discutir exames com colegas, o que sobretudo ajudou-me a perceber as minhas lacunas de matéria, assim como a compreender e integrar a forma como os outros abordavam as perguntas e como colocavam em prática o seu conhecimento.
Este foi sem dúvida o ensinamento mais profícuo que retirei da minha descoberta da MedApprentice e se fosse a repetir teria desde o início começado pela prática de casos clínicos e pela discussão com os meus colegas, porque se estudar para a PNA é uma maratona, ela não deve ser percorrida sozinho.
Juntei-me à equipa MedApprentice porque acredito que a melhor forma de evoluirmos como pessoas é testando as nossas capacidades e ajudando os outros ao longo do processo. Quero aprender com quem me ensinou e quero, simultaneamente, auxiliar os meus colegas que se encontram a estudar para a prova a enfrentá-la da melhor forma possível.
Joana Bastos
PNA 2020
Hoje sei que a preparação para a Prova, apesar de ser uma tarefa imposta à maioria dos médicos que se formam e desejam continuar a sua carreira em Portugal, foi um desafio que me orgulho de ter aceitado.
O caminho pode ser exigente, mas não tem de ser sofrido. Com a mentalidade, o método e a companhia certas creio que é possível, não só atirgirmos o nosso objetivo enquanto candidatos, mas fazermos com esta etapa seja uma oportunidade chave na nossa formação como futuros médicos.
Conheci o MedApprentice durante a minha preparação a PNA 2020. O Guia, escrito pelo João e pelo Gil, acompanhou-me durante a maioria do meu percurso. Identifiquei-me de imediato com a abordagem à preparação, em especial com o ênfase colocado na importância da mentalidade e na importância de adoção de hábitos saudáveis.
Por ter sentido que o MedApprentice foi um projeto muito positivo na minha preparação, equiparável a uma lufada de ar fresco dentro das restantes ofertas, ofereci-me para colaborar com a Equipa logo após a PNA.
David Meireles
PNA 2019 e 2020
Juntei-me à equipa do MedApprentice por duas razões que são comensais. Quero ajudar outros a não cometer os mesmos erros que eu e ao ensinar outros posso manter-me atualizado.
Bernardo Cavadas
PNA 2020
Conheci o projecto ainda nas suas fases mais embrionárias, quando não passava ainda de uma ideia a divagar na mente de um dos seus criadores, o João Nuno Soares. Pude acompanhar de perto as suas origens e os princípios pelos quais se regeu, de acesso universal e gratuito, com o intuito de ajudar. Por tudo isto, entendi que gostaria de dar o meu contributo ao projecto, daí juntar-me à equipa. O estudo em comunidade, a resolução de casos clínicos, são tudo ideias que o MedApprentice incentiva e são ambas ideologias que acredito funcionarem para a preparação para a PNA e de bons médicos.
Pedro Mesquita
O MedApprentice foi o gatilho que ajudou a desencadear este mindset e que me assegurou que existia uma forma fácil, divertida e eficiente de estudar!
Juntei-me à equipa do MedApprentice porque vi uma oportunidade única de retribuir! Penso que é um projeto único, vivo e dinâmico que vai fazer a diferença não só no estudo para a prova, mas na nossa formação enquanto médicos. Adoro educação, poder fomentar a curiosidade e ajudar a que o estudo seja mais fácil, eficiente e dinâmico!
Afonso Cabrita
PNA 2020
Gostaria de expor os meus métodos de trabalho e os do medaprendice para a PNA.
Catarina Morais
PNA 2020
O Medapprentice com o seu guia veio dar-me confiança no plano e tipo de estudo que estava a seguir, assim como nos materiais que mais valorizava.
Juntei-me à equipa do Medapprentice pelo gosto que tenho pelo diagnóstico e resolução de casos clínicos, sendo uma maneira interessante de continuar a ter contacto com várias áreas diferentes da medicina. Pelo impacto positivo que o guia e o podcast tiveram no meu estudo, senti que podia também eu dar o meu contributo a este projeto.
Madalena Correia
PNA 2020
Juntei-me a esta equipa porque me identifico com os seus princípios e queria partilhar a experiência positiva que tive com os colegas que estudam para a mesma prova e que se deparam com momentos mais difíceis.
João Cravo
PNA 2020
- Sê fiel a ti próprio e ao teu método de estudo; - Cada um tem o seu ritmo, não vale a pena comparares-te com os outros;
- Esta é uma prova prática, baseada em vinhetas clínicas. Não basta estudar a matéria. É preciso fazer (muitas) perguntas, idealmente logo desde o início do estudo. Não tenhas medo de errar, assim é que se aprende;
- Usa os recursos de aprendizagem americanos (são uma mina de ouro de conhecimento);
- Isto é uma maratona, não é uma corrida. Estar feliz e com saúde física/mental é tão importante como saber responder a perguntas.
Consegui obter um bom resultado (124 na PNA 2020: posição 141º) essencialmente porque centrei o meu estudo na resolução de (centenas) de casos clínicos e utilização de recursos internacionais. Eu sempre partilhei da visão do MedApprentice® para esta prova, por isso, para mim, juntar-me a eles e ao mesmo tempo poder ajudar-vos é um "no brainer".
Qualquer dúvida que tenham, estou ao vosso dispor :)
Diogo Carvalho
PNA 2020
Fiquei rendido ao "Ultimate Guide to PNA" logo desde a primeira vez que o li, em meados de Junho de 2020. Senti que havia mais pessoas (e com excelentes resultados) a partilharem da mesma visão que eu em relação à forma de estudar para esta nova prova, o que me deixou mais tranquilo e confiante. Por essa razão e por querer contribuir para um projeto aliciante e em expansão, juntei-me à equipa do MedApprentice.
Inês Pereira Amaral
PNA 2020
Decidi juntar-me a esta equipa do MedApprentice porque, além de partilhar a 100% a visão que têm do estudo para esta prova, sei que tudo o fazem é com uma vontade imensa de ajudar outros a crescer enquanto estudantes e sobretudo enquanto médicos, de forma completamente altruísta. Enquanto estudava também aproveitei os recursos que partilharam e acredito que são exemplos como estes que fazem diferença no nosso caminho. Assim aqui estou nesta missão de também te poder ajudar a ti e aos nossos colegas! Conta comigo para isso!
Francisco Oliveira Simões
PNA 2021
Carlos Daniel Santos
PNA 2020
Inicialmente decidi seguir o plano de estudo de uma das academias de preparação para a PNA, o que parecia correcto durante os dois primeiros meses. Depois disso decidi criar o meu próprio plano (com a ajuda de amigos que também estavam a estudar) e foquei-me mais nos temas do meu interesse e nos quais eu precisava obter uma maior solidez de conhecimento para o meu futuro enquanto médico de Medicina Geral e Familiar. Depois de estudar toda a matéria e de fazer resumos, decidi iniciar-me no mundo das perguntas e respostas.
Hoje, aconselharia a todos os colegas a estudar para a PNA, a focarem-se nos temas do seu interesse e a começarem logo desde o início a complementar o estudo com análise de casos clínicos e a responder a perguntas. E é aqui que o MedApprentice pode ajudar. Ao raciocinar e responder a cada caso clínico apresentado, o conhecimento estrutura-se e a obtenção da resposta correcta é cada mais rápida e óbvia, conforme houver uma maior dedicação para a construção do raciocínio.
Ricardo Faria
PNA 2026
Acredito que este projeto reflete uma das minhas ideias desde que entrei no curso: representar o estudo da Medicina em Portugal e tornar esta fase que por muitos é vista como sacrificial e deprimente numa experiência proveitosa e divertida.
Continuarei com a minha formação e serei um espirito mais novo na equipa que espera representar os mais novos do curso e a sua vontade de conhecer mais sobre os anos seguintes.
Gil Graça Lopes
PNA 2023
Pedro Vilela Teixeira
PNA 2021
Depois destes dois anos como membro da Medapprentice conheci pessoas incríveis e tive grandes momentos, tal como no estudo para a PNA, é importante desfrutar da viagem e não só do destino.
Camila Couto
PNA 2020 e 2021
Ia lendo os slides, enquanto organizava o estudo com os trabalhos, estágios e tese. Nada de incomum relativamente à maioria de nós, estudantes de Medicina.
Comprei a Uworld e passava as minhas tardes pós-laborais a fazer questões, e a verdade é que não me sentia cansada, pois era um estudo muito mais ativo e consequentemente, mais divertido até. Senti que conseguia interligar muito melhor a matéria, e fazer melhores raciocínios. Desta vez, a matéria já ficava retida e de uma forma muito menos cansativa.
Um conselho que daria, e ainda hoje dou aos meus amigos é que não tenham medo de fazer perguntas logo desde o início, mesmo que não tenham a matéria em dia. As perguntas
ajudam a perceber a matéria e até será muito mais fácil depois a ler, perceber o que é importante e perguntável sobre aquele assunto.
Só me resta desejar boa sorte àqueles que estão nesta jornada que é a PNA! Muita força e lembrem-se é uma maratona e não um sprint, não deixem de ir àquele concerto, ou jantar com os amigos, passeio no parque, etc só porque estão a estudar. Sanidade mental é muito importante e para isso é necessário sempre um equilíbrio!
Maria Cristina Fialho
PNA 2021
Mesmo enquanto estava a estudar para a PNA, comecei e pensar que gostaria de ajudar quem viesse a seguir a ter uma caminhada mais leve e enriquecedora. Assim, o projeto com o qual me identifiquei mais foi sem dúvida o MedApprentice, quer pelo papel que tiveram na minha própria preparação, quer pelas ideias inovadoras que foram surgindo ao longo do último ano, quer pelos princípios e mensagens que procuram transmitir.
Maria Teresa Santana
PNA 2021
Com a mudança de formato da prova, abriu-se uma oportunidade para encarar o exame de um modo diferente e, no entanto, parecia que as pessoas continuavam a fazer da PNA o marco constitutivo e definidor das suas vidas. Embora não me revisse nesta mentalidade e tivesse felizmente bons exemplos de amigos que tinham sido bem-sucedidos, conseguindo ter um equilíbrio entre as exigências dos estágios da faculdade, o estudo para a prova e a vida fora da Medicina, a verdade é que, por vezes, continuava a sentir que era difícil ir contra a corrente.
Ana Mano Costa
PNA 2021
Adriana Maria Arantes Pinheiro
PNA 2021
Não sou uma pessoa muito assídua em redes sociais e muito dificilmente abro uma publicação, mas algo me chamou a atenção nesta publicação em particular e resolvi ver do que se tratava.
Deparei-me com um projeto que representa tudo aquilo em que acredito, a união e a igualdade. Espero conseguir partilhar algumas das más experiências que tive e boas também, para que possam aprender com os meus erros e tentar, de alguma forma, melhorar a qualidade dos cuidados prestados pelos jovens médicos do nosso país e ajudar no seu sucesso académico e profissional.
Patrícia Correia Pinto
PNA 2021
Ana Filipa Rodrigues
PNA 2022
A resolução de casos clínicos e sua discussão é, sem dúvida, das melhores formas de irmos estudando ao longo do 6º ano. Acredito também que a memória visual se pode tornar uma grande aliada neste ano de preparação para a PNA e é uma área a investir no MedApprentice e que quero explorar.
João de Sá
Alice Manuela Santos Alves
PNA 2020
Urmik Mohanlal
PNA 2022
Mariana Andrade
PNA 2020
Mariana Cariano Lopes
PNA 2022
O que me motivou a participar neste projeto foi o facto de o achar um projeto com imensas pernas para andar e no qual eu poderia ajudar e ao mesmo tempo aprender.
Carlos Marques Gomes
PNA 2020
Esta plataforma introduz uma mudança de paradigma na maneira como podemos fazer do nosso trabalho uma ferramenta mais eficaz. Penso que o raciocínio clínico merece especial destaque no estudo que deve ser desenvolvido para a prova e os recursos disponibilizados pelo MedApprenctice são um bom auxílio na aplicabilidade clínica que os problemas requerem.
Por ter podido experienciar o potencial da plataforma durante e após o meu estudo para a PNA e verificado que, realmente, pode ser eficaz, decidi também juntar-me à equipa. Acredito no projecto. Mesmo nesta fase, continua a ser um veículo de aprendizagem.
Hugo Matias
PNA 2021
Estes e muitos outros erros, alguns dos quais praticados durante o curso, foram o que me fizeram aprender e, se eu aprendi com eles, acho que também posso ensinar através deles e apoiar quem os está a fazer. Essa é a minha principal motivação para pertencer à equipa do Medapprentice!
Mariana Correia
PNA 2023
A MedApprentice apareceu cedo na minha formação académica, mas acredito que através da partilha de experiências, de conhecimentos, dicas e conselhos, a jornada em direção à PNA será menos penosa.
Raquel Boto
PNA 2020 e 2021
Torna-te um membro apoiante
e acede a todos os nossos conteúdos
O acesso a muitos conteúdos do MedApprentice é livre. Torna-te membro apoiante da nossa comunidade para aceder à totalidade dos conteúdos!
Daniel Henriques
PNA 2021
David Alves
PNA 2022
Beatriz Marquês
CHO
PNA 2021
Rosarinho Lopes
NMS
PNA 2026
Maria Gentil Martins
PNA 2022
Tiago Lopes
PNA 2021
Francisca Morais Santos
PNA 2022
Rita Batista Figueiró
PNA 2021
António Bastos
PNA 2022
Rita Sequeira
PNA 2023
David Campos
PNA 2022
Beatriz Sá Pereira
PNA 2020 e 2021
Karyna Chornenka
PNA 2025
Ana Rute Monteiro Gomes
PNA 2021
Chiara Baschieri
PNA 2026
Filipa Fonseca Dias
ULS Santo António
PNA 2019 e 2021
Mariana Duarte Almeida
PNA 2020
Foi precisamente esta visão que me fez juntar à equipa. Fruto do "Ultimate Guide" e dos testemunhos do MedApprentice, foquei-me em tentar saber a abordagem inicial/básica das patologias com que provavelmente me iria cruzar na prática clínica e que, portanto, também seriam mais perguntáveis, e persisti em realizar casos clínicos.
Por outro lado, a preparação "to the point" do MedApprentice, priorizando tópicos perguntáveis, muito comuns ou muito catastróficos, com um objetivo pedagógico claramente definido, é, sem dúvida, o que faz a diferença entre uma boa nota e uma excelente nota. Os casos clínicos foram o que mais me ajudou na preparação, pois estão muito completos e permitem a reflexão crítica e a revisão teórica.
Acredito que foi o "ouvir" a perspetiva da equipa do MedApprentice, quer relativamente aos métodos de estudo, quer à abordagem de uma vinheta, e estabelecer prioridades que levou ao sucesso. Se pudesse falar com o meu "eu" quando comecei a estudar, diria para ter calma e aprender com todas as experiências do 6º ano e perspetivas dos tutores, para estudar os temas que efetivamente serão úteis para a prática clínica e para a abordagem dos doentes reais e, mais do que estudar muito, o mais importante é ser eficiente no estudo. Gostaria de ter criado mais momentos de partilha de conhecimento com outros colegas, pois cada um de nós tem uma "bagagem" diferente e podemos crescer muito em conjunto, motivo pelo qual sinto que poderei dar o meu contributo e ser melhor médica ao juntar-me à equipa.
Mariana Pinto Nunes
Tenho consciência da importância de uma preparação atempada para a PNA e quero antecipar ao máximo as particularidades de todo o estudo que me permita diminuir a ansiedade nos meses que antecedem a prova. Com as sucessivas edições da PNA penso que existe já informação variada que nos permite desenvolver técnicas de estudo dirigidas ao modelo da prova e que nos permite rentabilizar ao máximo o tempo de estudo.
Matilde Antunes Rodrigues
PNA 2023
Inês Mariana Pereira Lourenço
PNA 2025
Diana Marques dos Santos
PNA 2023