João Nuno Soares

5 Erros Que Te Podem Estar A Impedir De Ter Melhor Nota Na PNA

Qualquer que seja o nível confiança que temos na nossa preparação, há sempre barreiras a impedir-nos de atingir mais sucesso. Há vários erros que são frequentes e que te podem estar a travar. Será que também tu podes melhorar se souberes quais são?

5 erros que te estão a travar

Memorizar em vez de perceber

A PNA não é realmente um exame de conhecimento médico. É um exame que avalia a capacidade de pegar na informação que fomos aprendendo ao longo do curso e aplica-la em situações clínicas envolvendo doentes. Vamos ser sinceros, enquanto estudantes de medicina estamos habituados a memorizar grandes quantidades de informação no mínimo de tempo possível. Por exemplo, é completamente plausível que um aluno memorize um livro de 200 páginas em 1 semana durante a época de exames. No entanto, a PNA é forte na integração de conceitos, e isso implica ajustar esta forma de estudar.

Estudar passivamente

Estratégias de estudo passivo incluem ler e sublinhar slides ou os livros da bibliografia. Só isto não te vai levar longe. Podes e deves usar estas estratégias, mas de forma limitada.

Praticar poucas questões

O exame não só testa o teu conhecimento como a tua capacidade de em 96 segundos leres uma vinheta longa e aplicares a teoria numa situação prática. Aqui o conselho é parecido como qualquer músico que entra no Carnegie Hall: praticar, praticar, praticar.

Negligenciar a saúde física e mental

Para isso, faz um horário de estudo, mantém um número de horas saudável (pelo menos 8h para a maioria das pessoas), pratica desporto, faz uma alimentação equilibrada, come a cada 3 horas, descobre mindfulness, tira 1 dia de descanso por semana, evita pessoas que te fazem stressar. Lembra-te que a PNA não é como a época de exames e se dás tudo no início vais entrar em burn-out e não vais ter boa nota.

Ter distrações no ambiente de trabalho

Não estudes com o telemóvel junto de ti. Não tenhas o facebook aberto. Sempre que interrompes o estudo perdes não só o tempo da distração como o tempo que demoras a voltar a concentrar-te no assunto. Uma estratégia que algumas pessoas usam é estudar com um cronómetro e verificar o tempo de estudo dedicado que têm. Desta forma, podes estudar muito menos horas por dia, e vais-te sentir mais descansado quando fizeres uma pausa.

Objetivo Educacional

  • Qualquer que seja o nível confiança que temos na nossa preparação, há sempre barreiras a travar-nos de atingir mais sucesso.
  • Memorizar em vez de perceber, estudar passivamente, praticar poucas questões, negligenciar a saúde física e mental e ter distrações no ambiente de trabalho são obstáculos importantes que te podem estar a impedir de tirar melhor nota.
  • Se gostavas de saber como em concreto ultrapassar estes obstáculos lê o nosso Ultimate Guide to PNA.
Criado com